Importância do treinamento de core
21 de fevereiro de 2018 Importância do treinamento de core

IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DOS MÚSCULOS CENTRAIS (CORE)

Os Músculos do Core - O core pode ser descrito como uma caixa com os músculos abdominais no limite anterior, os paravertebrais e glúteos no limite posterior.
O fortalecimento na musculatura do core pode melhorar a técnica, habilidades, maximizar a potência, além de prevenir o desenvolvimento de lesões. O aumento da estabilidade de tronco e membros superiores aumenta a eficiência dos membros inferiores. A impossibilidade de transferência de forças geradas no core para as extremidades pode resultar em lesão ou diminuição da eficiência.

O treinamento do core possui aplicação direcionada em estabilizar os músculos centrais. O resultado desta atividade prepara a musculatura para as atividades cotidianas, e práticas esportivas. Como resultado podemos citar a diminuição da compressão intradiscal e de forças compressivas sobre a coluna e a maior estabilidade da coluna lombar.

MÚSCULOS DO CORE:

CORE 1
 

TRÊS EXERCÍCIOS PARA FORTALECER O SEU CORE:

1 - PRANCHA

Resultado de imagem para PRANCHA CORE

EXECUÇÃO:
1 - Usando os antebraços em vez das mãos, fique em posição de flexão no solo.
2 - Matenha o dorso plano nessa posição drante 30 segundos a 1 minuto.

Esse exercício ajuda a formar uma base forte. Acontece o fortalecimento da parede abdominal, isso ajuda a fortalecer os músculos respiratórios que promovem a entrada máxima de oxigênio em seus pulmões. Conforme sua condição física melhora, pode aumentar o tempo na posição.

2 - PONTE

Resultado de imagem para ELEVAÇÃO PÉLVICA 

EXECUÇÃO:
1 - Deitar em decúbito dorsal com as pernas dobradas (conforme imagem).
2 - Elevar o quadril enquanto expira o ar, (conforme imagem).
3 - Pode realizar em repetições ou isometria.

Esse exercício tem o foco no glúteo máximo que no ciclismo é responsável por grande parte de seu impulso. Quando você inicia o impulso do pedal para baixo, o glúteo mpaximo se contrai para realizar a extensão do quadril.

3 - EXTENSÃO DE LOMBAR

 

FERREIRA, C.E.D.; SOUZA, G.; CALVO, A.P.; FERRACIOLI, M.C; Core Training: suas aplicações e os seus efeitos nos esportes. EF Deportes. 2011;163.
ALENCAR & MATIAS, Revista Movimenta; Vol 2, N 4 (2009)


 

Faça agora o cálculo de IMC
Seu imc é {{resultado}} {{resultadoTexto}}