PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO:
24 de julho de 2017 PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO:

Nesse post iremos falar um pouco sobre princípios do treinamento, como ocorrem as adaptações através das sobrecargas, a importância de um treinamento planejado por um profissional em Educação Física, dentre outros.

PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO:

As adaptações fisiológicas e bioquímicas surgem em decorrência das sessões de exercícios realizados ao longo de uma periodização; o resultado é a melhora no desempenho de tarefas específicas. As adaptações dependem da intensidade, duração, volume e o tipo de treinamento, a frequência da atividade, limitações genéticas e do nível anterior do indivíduo.

Para ocorrer uma adaptação efetiva a sobrecarga do exercício deve ser específica e repetida. A adaptação ao treinamento só ocorre quando o exercício é regular e um nível de atividade superior ao seu habitual. Um profissional em educação física, assessoria esportiva, poderá determinar a sobrecarga adequada, e as combinações variadas de treinamento (intensidade, duração, frequência e modo de treinamento) a um determinado indivíduo.

Outro princípio importante é que as adaptações fisiológicas e metabólicas ao treinamento são específicas à natureza da sobrecarga. O que isso quer dizer? Que cada tipo de treinamento, produz adaptações diferentes: força, velocidade e resistência.

No treinamento de resistência, por exemplo, as principais adaptações atingidas pelo músculo esquelético são o aumento da capacidade oxidativa e do suprimento capilar. (Em breve iremos fazer um post mais detalhado). No treinamento de força a maior influência é o aumento da área transversa (tamanho do músculo) e a capacidade de aumentar a geração de força.

Cada modalidade tem suas especificidades. A capacidade de desenvolvimento de resistência (endurance) é obtida mais eficazmente, quando é realizado um treinamento com sua musculatura específica. Isso se aplica para, por exemplo: corrida, natação, ciclismo ou remo. Por isso a importância de um trabalho acompanhado, assessorado por profissionais.

A prática do exercício regular produz adaptações centrais (melhoria no desempenho cardíaco) e periféricas (melhoria no desempenho muscular). Porém essas adaptações são transitórias e reversíveis. Após alguns dias de interrupção é evidente a redução na capacidade de trabalho e muitas melhorias desaparecem em poucos meses. Desse modo, uma assessoria comprometida com seus alunos, além da elaboração de planilhas, precisa desenvolver uma metodologia motivacional que faça o aluno se sentir motivado, desafiado a prosseguir com o programa de treinamento.

Muitos praticantes esquecem que o descanso e o treinamento regenerativo fazem parte de um programa de treinamento. Cargas excessivas causam diminuição e mesmo ruptura do desempenho, é necessário programar um tempo suficiente de recuperação regenerativa. Geralmente, atletas que treinam sem orientação têm a concepção errônea de que quanto mais forte ele treina seguidas vezes, melhor será a sua performance. Ao contrário, essa prática pode levar à sobrecarga, causando lesões. É evidente que o treinamento não funciona dessa forma, por isso a importância de uma assessoria esportiva qualificada para planejar, traçar as metas, junto com seu aluno, para conseguir chegar aos objetivos traçados da maneira eficaz e segura.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MAUGHAN, R.; GLEESON, M.; GREENHAFF, P.L; Bioquímica do exercício e treinamento. 1º edição. São Paulo: Manole, 2000. 241 p.
 

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