Sedentarismo Mata mais que armas.
29 de outubro de 2018 Sedentarismo Mata mais que armas.

A atividade física (qualquer atividade ou exercício que tenha como consequência o gasto de energia acima do nível de repouso, ex: caminhar, passear com cachorro, atividades domésticas) desempenha uma função importante para prevenção de doenças crônicas, uma grande parcela da população crianças, adultos e idosos não participam de nenhuma atividade física.

A inatividade física é uma questão mundial, segundo a OMS, cerca de 60% da população mundial não atendem a recomendação mínima diária de 30 minutos de atividade física de intensidade moderada.

O avanço da tecnologia diminui substancialmente a atividade física relacionada ao trabalho, como também o gasto de energia necessário para atividades da vida diária. Como resultado disso, há mais tempo livre para buscar atividades de lazer, porém, muitas pessoas não se engajam em uma atividade física nas horas livres.

A inatividade física levou ao aumento de doenças crônicas, especialistas relatam que esse é um problema de saúde pública mais importante do século XXI.

A organização PanAmericana de saúde publicou em seu site que “segundo um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). A maioria das mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis são evitáveis. Dos 38 milhões de vidas perdidas em 2012 por DCNT, 16 milhões, ou seja, 42% eram prematuras e evitáveis (um aumento de 14,6 milhões mortes em relação a 2000)”. Grande parte dessas vítimas tinha comportamentos considerados não-saudáveis; consumo de tabaco, álcool, dietas pouco saudáveis, sedentarismo. Para efeito de comparação a guerra da síria em 7 anos tirou a vida de mais de 500 mil pessoas.
No Brasil em 2016, foram 70,2 mil óbitos de forma violenta. O sedentarismo mata 300 mil pessoas no Brasil por ano de doenças associadas diretamente ao sedentarismo, uma a cada dois minutos, segundo médico Victor Matsudo, consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) para atividade física e coordenador da Rede de Atividade Física da América Latina.

Por isso o sedentarismo é considerado o problema de saúde pública mais importante do século XXI, e uma pandemia mundial.

Para promoção de saúde a OMS (Organização Mundial de Saúde) indica;

PÚBLICO

TEMPO ATIVIDADE FÍSICA

INTENSIDADE

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

60 MINUTOS DIÁRIOS

MODERADA – VIGORASA

ADULTOS

150 MINUTOS/SEMANA

MODERADA

ADULTOS

75 MINUTOS/SEMANA

VIGORASA

IDOSOS

150 MINUTOS/SEMANA

MODERADA

IDOSOS

75 MINUTOS/SEMANA

VIGORASA

Além disso, é recomendado para crianças a inserção de atividades que contribua para o estímulo de ossos e musculatura 3 vezes por semana. Para adultos recomenda-se o fortalecimento muscular no mínimo 2 vezes por semana de grandes grupos musculares. Para Idosos  recomenda-se o fortalecimento muscular no mínimo 2 vezes por semana de grandes grupos musculares e a inserção de trabalho para mobilidade comprometida.

Hoje, as condições crônicas são responsáveis por 60% de todo o ônus decorrente de doenças no mundo. No ano 2020, serão responsáveis por 80% da carga de doença dos países em desenvolvimento e, nesses países, a aderência aos tratamentos chega a ser apenas de 20% (OMS, 2003).

Essas são algumas recomendações para que possamos começar a ter hábitos saudáveis, o que você está esperando para começar?

DÚVIDAS? falecom@movelifern.com.br Treine com a MOVELIFE

AUTOR: EVERTON BORGES
Licenciado e Bacharel em Educação Física (UFRN)
CREF: 5424-G/RN


REFERÊNCIAS:

http://www.educacaofisica.com.br/saude-bem-estar/sedentarismo-uma-pandemia-mundial/

http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=4766:doencas-cronicas-nao-transmissiveis-causam-16-milhoes-de-mortes-prematuras-todos-os-anos&Itemid=839

HEYWARD, Vivian H.. Avaliação física e prescrição de exercício: técnicas avançadas. Tradução Márcia dos Santos Dornelles; revisão técnica: Carlos Ugrinowitsch. – 6. Ed. - Porto Alegre: Artmed, 2013. 485 p

Faça agora o cálculo de IMC
Seu imc é {{resultado}} {{resultadoTexto}}